Projeto realiza capacitação para Quebradeiras de Coco Babaçu na Região dos Cocais

Foi realizada durante no último final de semana, nos dias 11 e 12 (sexta e sábado) na comunidade Vila São Pedro, cerca de 7km da cidade de São João do Arraial a segunda capacitação do Projeto de Fortalecimento do Grupo de Mulheres Trabalhadores no Beneficiamento do Coco Babaçu com cerca de 50 mulheres dos município de São João do Arraial e Morro do Chapéu.

Capacitação com Quebradeiras de Coco Babaçu (Foto: Capital dos Cocais)
A capacitação foi realizado pela COOTAPI, por meio do Projeto DGM Brasil – Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, CAA/NM sob a coordenação da técnica Aline Barros, que abordou temas sobre o manejo sustentável do babaçu, gestão organizacional, financeira, planejamento participativo, gestão de unidade produtiva, comercialização de produtos e derivados.

O objetivo da capacitação é principalmente melhorar a renda do grupo, ampliar a capacidade de produção, beneficiamento, comercialização e manejo sustentável dos babaçuais, além de possibilitar a ampliação do acesso aos mercados consumidores institucionais, feiras e outras parcerias.

Temas como, gestão financeira, financiamento e planejamento participativo, conservação, manejo sustentável dos recursos naturais, prevenção de acidentes com animais peçonhentos, saúde da mulher, boas práticas na manipulação do azeite foram tratados durante a capacitação. E não para por ai. Ainda haverá outras capacitações com temos diversos voltado para a melhora da qualidade de vida e a auto sustentação das mulheres.

O projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal de São João do Arraial, do STTR de Morro do Chapéu e São João do Arraial, do Centro de Organização Comunitária e Apoio a Inclusão Social (CentroCocais) e do EMATER/PI.

FONTE: Capital dos Cocais

0 Comentario "Projeto realiza capacitação para Quebradeiras de Coco Babaçu na Região dos Cocais"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial